Cuidados de pele: Rotina de dia vs noite

Felizmente tenho notado que as pessoas se preocupam cada vez mais com os cuidados de pele. No entanto, uma questão que recebo muitas vezes é sobre a rotina de cuidados de pele – rotina de dia vs noite. Que produtos utilizar e qual a ordem correta? É exactamente sobre isso que vamos falar hoje.

Rotina de dia

rotina de dia vs noite

Um dos passos mais importantes da rotina de cuidados de pele é a limpeza. Assim sendo, começo a minha rotina de dia por limpar o meu rosto com um gel de limpeza e água em abundância. Alternativamente podem também utilizar um leite de limpeza.

O segundo passo é aplicar o tónico. O tónico é essencial em qualquer rotina de pele porque reequilibra o PH da nossa pele, remove as impurezas e prepara a nossa pele para receber a hidratação.

De seguida aplico o creme hidratante. Caso a vossa pele necessite, podem aplicar um sérum antes do creme.

Por fim, termino os meus cuidados matinais com a aplicação de um protector solar (normalmente com cor) e hidratante labial (não vivo sem).

Rotina de noite

rotina de dia vs noite

Se me tiver maquilhado, começo a minha rotina de noite por me desmaquilhar (double cleasing) e de seguida limpo a minha pele com um gel de limpeza. Tenham por favor em atenção que, mesmo que não se tenham maquilhado, o gel de limpeza é sempre obrigatório. Porque a nossa pele apanha sempre sujidade ao longo do dia.

Depois aplico o tónico e um sérum bem hidratante. No meu caso utilizo sérum apenas à noite porque a minha pele não precisa de mais (normalmente) e porque sinto que é quando maximizo as potencialidades do mesmo.

Em seguida aplico o creme de contorno de olhos na zona da olheira, junto às sobrancelhas e nos cantos dos lábios. Por fim, chegamos ao creme de noite que deve ser aplicado no restante rosto e pescoço. Como não podia deixar de ser, termino a minha rotina nocturna com um hidratante labial.

É mesmo necessário utilizar um creme hidratante dia dia e outro de noite?

Não é obrigatório mas acho importante utilizarmos um creme hidratante de dia e outro de noite. Mas porquê? Os cremes de dia têm, regra geral, uma textura mais leve, protege a nossa pele e mantêm-na bem hidratada durante o dia.

Já os cremes nocturnos costumam ter uma consistência mais espessa e atuam em profundidade durante a noite, regenerando a nossa pele. Assim sendo, quando acordamos, a nossa pele esteja bem hidratada e bonita.

Portanto, podem utilizar apenas um creme mas o resultado final não será o mesmo.

E vocês? Já têm uma rotina de dia e de noite definida? Este artigo foi útil?

Nota: Todas as informações apresentadas têm por base a minha experiência pessoal. Por isso, não quer dizer que não possam adicionar outros produtos à vossa rotina de cuidados de pele.

Para terminar aproveitem para ver os últimos artigos publicados sobre cuidados de pele:

3 comentários em “Cuidados de pele: Rotina de dia vs noite

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo