Retinol: o que é e como usar?

Existem cada vez mais produtos que podemos inserir na nossa rotina de cuidados de pele. Um dos que provoca mais dúvidas e curiosidade é o retinol. Por isso, hoje vou explicar-vos o que é o retinol e como usar. Vamos a isso?

retinol como usar

O que é?

O retinol é um derivado da Vitamina A que ajuda na renovação celular da pele. Além disso, este principio activo é muito cobiçado devido à sua acção reafirmante.

Benefícios do Retinol

Assim sendo, estes são alguns dos benefícios principais do uso do retinol.

  • Redução de linhas e rugas;
  • Acção reafirmante;
  • Mais luminosidade;
  • Acção anti manchas;
  • Redução de poros e controlo de oleosidade;
  • Suaviza cicatrizes e marcas de acne;
  • Ajuda a diminuir a formação de espinhas.

Como usar o Retinol?

Em primeiro lugar é importante salientar que, dependendo da sua concentração, o retinol pode provar sensibilidade na pele. Assim sendo, a minha recomendação é que primeiro testem este activo numa pequena parte da vossa pele. Caso não faça reacção podem inseri-lo na vossa rotina de cuidados de pele.

Pessoalmente uso o retinol apenas duas a três vezes por semana e apenas na minha rotina nocturna. Ou seja, é uma questão de verem como é que a vossa pele reage a este princípio activo. No meu caso noto que quando aplico a minha pele fica ligeiramente avermelhada mas rapidamente volta à cor normal. Se ao aplicarem sentirem ardor não recomendo que continuem com a sua utilização.

Além disso é imperativo o uso de protector solar ao utilizar retinol. Por isso, esse é um dos motivos pelos quais prefiro utilizá-lo na rotina nocturna. Assim não corro riscos desnecessários.

Dica extra

Além disso, outra dica que vos deixo é para não complicarem demasiado a vossa rotina de cuidados de pele. Ou seja, quando usarem retinol não adicionem essências nem outros séruns ou ácidos. Simplifiquem e fiquem-se pela limpeza, retinol e hidratação (no caso de uma rotina nocturna). Aprendam a escutar a vossa pele.

De momento estou a utilizar o retinol do Mercadona. Gostavam de saber a minha opinião sobre este produto em específico?

Ainda assim, antes de saírem não se esqueçam de ler os últimos artigos que publiquei. Nomeadamente:

3 comentários em “Retinol: o que é e como usar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo