Tónico facial: Tenho mesmo de usar?

tónico facial

Existem imensas pessoas que não utilizam tónico facial na sua rotina de pele e nem sabem para que serve este produto. Por isso mesmo vou desvendar todos os mistérios associados ao tónico facial.

Para que serve o tónico facial?

Como tenho vindo a falar, os cuidados de pele são essenciais para uma pele bonita. E, consequentemente, para uma maquilhagem maravilhosa. Assim sendo, depois de limparmos a nossa pele é essencial passarmos à sua tonificação. Mas afinal, o que é isso?

Completa a limpeza

Quando passamos o disco de algodão com o tónico muitas vezes este algodão ainda sai com sujidade. Quer seja restos de maquilhagem ou sujidade que o nosso rosto foi acumulando ao longo do dia. Assim sendo, o tónico é essencial para completar o processo de limpeza da pele.

Restabelece o PH da pele

O tónico facial serve também para ajudar a regular o PH da pele. Os produtos de limpeza têm tendência para desregular a nossa pele. É por isso que é tão importante utilizarmos um tónico de seguida. Ao não utilizarmos um tónico podem surgir outros problemas devido ao PH estás desregulado. Como por exemplo acne, sensibilidade e até o envelhecimento precoce da pele.

Ajuda a melhorar a absorção dos outros produtos

Uma pele limpa e tonificada, com poros desobstruídos, irá absorver muito mais facilmente todos os produtos que aplicarmos de seguida. Como por exemplo o serum e o creme hidratante.

Revitaliza a pele

Como eu costumo dizer, o tónico faz um reset à pele. Restabelece o PH, remove a oleosidade e impurezas e deixa a pele mais brilhante, tonificada e preparada para absorver todos os produtos de hidratação e nutrição de que tanto precisa.

Quando deve aplicar o tónico facial?

O tónico facial deve ser aplicado depois do gel de limpeza. Ou seja, quando a pele já estiver desmaquilhada e bem limpa. Podem saber mais sobre a minha rotina de cuidados de rosto aqui.

Não posso usar água micelar como tónico?

É caso para dizer que “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. Ou seja, embora o marketing venda a água micelar como sendo um produto fantástico que faz mil e uma coisas, a verdade é que não. Aliás, quando um produto promete fazer muitas coisas, desconfiem. Por isso, podem continuar a utilizar a água micelar para desmaquilhar mas nunca prescindam do vosso tónico facial.

Os meus tónicos faciais preferidos

Vale sempre a pena relembrar que devem escolher o vosso tónico de acordo com o vosso tipo e estado de pele. No meu caso, eu tenho uma pele mista sensível e desidratada.

Vou partilhar aqui alguns tónicos que gosto muito para uso pessoal e para utilizar nas minhas clientes.

tónico facial
Podem encontrar estes produtos facilmente em qualquer supermercado.

Já têm o hábito de utilizar tónico facial na vossa rotina de pele? Qual é o vosso preferido?

Para terminar, não te esqueças de ver os últimos artigos que publiquei.

2 comentários em “Tónico facial: Tenho mesmo de usar?

  1. Boa tarde
    Até à pouco tempo não percebia a importância do tónico.
    Atualmente, uso o tónico vinopure da Caudalie… E a diferença da minha pele é enorme. Estou muito muito contente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo