Sérum: Tudo o que precisas de saber

Cada vez são mais os produtos de cuidados de rosto de que ouvimos falar. O sérum é um dos mais falados e existem imensos. Mas será que precisamos mesmo de usar? Se sim, quando? E qual será o mais adequado? Assim sendo, resolvi compilar tudo o que precisas de saber sobre séruns.

O que é um sérum e para que serve?

Se já utilizo um bom creme hidratante, preciso realmente de utilizar um sérum? A resposta é sim.

Um sérum é um produto de tratamento que possui determinados ingredientes em altas concentrações. Como por exemplo nutrientes, vitaminas e compostos químicos. Os séruns têm normalmente uma textura mais semelhante ao gel e são absorvidos rápida e profundamente.

Assim sendo, estas são as principais diferenças entre um creme hidratante e um sérum – o nível de absorção e a concentração de princípios activos. Mas atenção, estes produtos são complementares e não substituíveis.

Como utilizar?

Numa rotina “típica” de pele o sérum deve ser aplicado depois do tónico e antes do creme hidratante. Consoante as necessidades da tua pele podes necessitar de o aplicar de manhã e à noite ou apenas à noite (como é o meu caso).

Porque deves utilizar um sérum?

A utilização de um sérum na tua rotina de cuidados de pele trás muitas vantagens. Nomeadamente pele mais bonita e luminosa, atenuar rugas, tratar borbulhas e acne, entre outros.

Consoante o tipo e o estado da tua pele existem diversos séruns que te podem ajudar a tornar a tua pele mais bonita.

Que tipos de séruns existem?

Como já tinha dito anteriormente, existem vários tipos de serúns. Estes são alguns dos mais comuns:

Séruns de hidratação

Também conhecidos como um boosts de hidratação. Os principais ingredientes deste tipo de séruns são a vitamina E e o ácido hialurónico. Este tipo de séruns são adequados para todos os tipos de peles. No entanto, são muito procurados por pessoas com pele seca porque hidratam em profundidade e ajudam a atenuar as linhas de expressão.

Séruns antioxidantes

Estes séruns têm como principal objectivo prevenir o envelhecimento da pele. Assim sendo, os principais ingredientes são a vitamina C, o ácido ferúlico e o resveratrol. No entanto, é importante ter em atenção que os antioxidantes actuam apenas como prevenção e não como tratamento. Ou seja, se já tiveres rugas, elas não vão desaparecer.

Séruns de tratamento de acne

Utilizar um bom sérum pode ser uma grande ajuda na luta contra o acne e contra a produção de oleosidade. Assim sendo, devem procurar ingredientes como o ácido glicólico e a vitamina B3.

Séruns calmantes

Para terminar não podia deixar de falar nos séruns calmantes, tão procurar por pessoas com rosácea. Neste caso, tanto nos séruns como nos restantes produtos de cuidados de pele, devem evitar ingredientes como álcool e perfume. Além disso, alguns dos séruns anteriormente referidos também podem ser utilizados por pessoas com rosácea.

E vocês? Utilizam séruns? Se sim, qual é o vosso preferido?

Para terminar aproveitem para ver os últimos artigos publicados sobre cuidados de pele:

2 comentários em “Sérum: Tudo o que precisas de saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo