
Certamente que já viste alguma publicidade a esfoliantes na televisão ou até alguma influencer a recomendar determinado produto. Secalhar até o compraste, usaste uma vez e agora está esquecido no armário e nem sabes muito bem para que é que aquilo serve. Acertei? Bem me parecia. Mas não te preocupes, hoje vou explicar-te tudo sobre esfoliação facial.
O que é um esfoliante?
Um esfoliante é um produto (normalmente com partículas) que tem como objectivo remover as células mortas que se encontram à superfície da pele.
Para que serve a esfoliação facial?
Ao esfoliar a nossa pele estamos a potência-la e a contribuir para o seu bem estar. Quando esfoliamos a nossa pele, ao remover as células mortas, estamos a facilitar o processo de absorção de produtos que vão hidratar e nutrir a nossa pele (como por exemplo o creme hidratante e o sérum).
Além disso, a esfoliação facial também ajuda a prevenir a obstrução dos nossos poros e o consequente aparecimento de borbulhas.
Quantas vezes devo esfoliar o rosto?
Bem é aqui que começa o drama. Quando vejo aqueles anúncios de esfoliantes faciais diários até me arrepio. Felizmente a maior parte das pessoas é demasiado preguiçosa para fazer a esfoliação todos os dias (graças a Deus!).
Mas afinal, quantas vezes devo esfoliar o meu rosto? A resposta é depende. Depende do teu tipo e estado de pele. Mas lembra-te sempre, menos é mais. Vou dar-te o seguinte conselho e depois deves ir fazendo testes com a tua pele até encontrares o equilíbrio perfeito. Recomendo que peles secas façam esfoliação uma vez de 15 em 15 dias e peles oleosas 1x por semana. Mas isto é como estou sempre a dizer, cada pele é uma pele.
Vale ainda a pena salientar que esfoliar a pele em demasiado também faz mal à pele. Além de deixares a tua pele sensível, podes ainda piorar os níveis de produção de óleo e de desidratação da tua pele.
Esfoliantes faciais que recomendo
Se queres (e deves) introduzir a esfoliação facial na tua rotina de cuidados de rosto, aqui ficam alguns dos meus produtos preferidos.

Para terminar, não te esqueças de ver os últimos artigos que publiquei.
Um comentário em “Esfoliação facial: tudo o que precisas de saber”