O Covid-19 chegou para alterar as nossas vidas. Mas afinal, quais são as medidas de proteção que devem existir nos serviços de maquilhagem?
Para que todas vocês fiquem mais descansadas e também para ajudar algumas colegas da área, vou partilhar com vocês as medidas de proteção contra o Covid-19 que adoptamos no Estúdio Sara Guiomar Makeup.
Medidas de proteção pré Covid-19
Na área da maquilhagem a desinfecção e o cuidado com as pessoas e os materiais foi sempre algo muito importante. Na realidade, eu e muitas outras colegas já tínhamos imensos cuidados. Nomeadamente:
- Desinfectar as mãos antes de cada cliente com álcool gel (70%);
- Os pincéis e esponjas eram sempre lavados e posteriormente desinfectados com álcool (70%);
- Caso fosse necessário utilizar o mesmo pincel para mais do que uma cliente, o mesmo era lavada e desinfectado na hora com uma solução de lavagem de pincéis à qual adiciono uma percentagem de álcool (70%);
- No final de cada dia de trabalho todos os produtos em pó eram borrifados com álcool (70%);
- A máscara de pestanas era aplicada com um utensílio descartável;
- Os lápis de olhos e boca eram afiados entre clientes e desinfectados ao final do dia;
- Todos os produtos em creme eram retirado com uma espátula e adicionados e manipulados numa prancha. Ambos desinfectados entre clientes;
- Os batons nunca eram aplicados com o seu aplicador e directamente nos lábios da cliente.

O que mudou após o Covid-19?
Como conseguiram perceber, grande parte das medidas de protecção já eram aplicadas pelas maquilhadoras no período pré Covid-19.
No entanto, os serviços que prestamos não nos permitem manter o tão falado distanciamento social. Por isso, as alterações mais vísiveis (no meu caso) são as seguintes:
- Atendimento apenas no meu estúdio de maquilhagem;
- Utilização de máscara de protecção (da minha parte);
- Utilização de luvas de protecção (da minha parte);
- Só pode entrar uma cliente de cada vez no estúdio;
- As clientes devem desinfectar as mãos assim que entram no estúdio;
- Depois de desinfectar as mãos, as clientes não podem mexer no telemóvel;
- Desinfectar o espaço entre cliente (após cada atendimento e no final do dia);
- Neste momento os workshops de auto maquilhagem presenciais estão restringidos a um máximo de 2 pessoas;
- Vou iniciar workshops de auto maquilhagem em breve (se quiseres receber esta informação em primeira mão clica aqui e preenche os campos solicitados).
- Realizei um curso com a Barbicide (apenas disponível em inglês) que me ajudou a saber tudo o que devia fazer nesta altura. Além disso, espero também que esta certificação vos transmita mais segurança nos meus serviços.

Neste período de incertezas onde tantos casamentos e eventos foram adiados é muito importante não desmotivar, arregaçar as mangas e seguir em frente.
Aproveito ainda para informar que a Agenda de Maquilhagens para 2021 já se encontra aberta. Por isso, façam a vossa marcação o quanto antes. Para pedir orçamento basta clicar aqui.
Se vos conseguir ajudar em alguma coisa, não hesitem em contactar-me.
(Artigo em atualização)