5 dicas para evitar borbulhas e pontos negros

Setembro é o mês dos recomeços. Este ano em especifico além do regresso às aulas, representa também o regresso ao trabalho presencial para muitas pessoas. Por isso, aqui ficam 5 dicas úteis para evitar que as borbulhas e os pontos negros apareçam.

Borbulhas e pontos negros

O novo normal

Com a pandemia do Covid-19 muitas são as pessoas que estão a lutar diariamente com o aparecimento de borbulhas. Para esses casos e não só as próxima dicas podem ser uma grande ajuda. Mas relativamente ao uso de máscaras de protecção escrevi este artigo. Clica aqui para saberes mais.

1) Cuidado com a alimentação

Parece cliché mas é verdade. Nós somos realmente aquilo que comemos. Por isso é muito importante ter uma alimentação saudável, beber muita água e praticar exercício físico.

2) Não descures na rotina de cuidados de pele

Com mais ou menos ajuda da genética, a verdade é que sem uma boa rotina de cuidados de pele não há milagres. Aqui podes ver todos os passos para construíres uma boa rotina de cuidados de pele.

Como regra geral as peles oleosas são as que têm mais tendência ao aparecimento de borbulhas, poros dilatados e de pontos negros, aqui ficam algumas dicas para a tua rotina de cuidados de pele:

  • Limpa bem o teu rosto – Independentemente de te teres maquilhado ou não, limpar o rosto é essencial. Deves incluir este passo religiosamente na tua rotina de cuidados de pele matinal e nocturna. O ideal é que escolhas um gel de limpeza que ajude a reduzir/controlar a oleosidade. Como por exemplo o Effaclar da La Roche Posay ou o Avene Cleanance.
  • O tónico é um grande amigo – Como já falamos anteriormente utilizar um tónico é muito importante para ajudar a regular o PH da pele. Estes são alguns dos meus preferidos para pele oleosa – o Tónico Hidratante da Caudalie ou o Vinopure Purifying Toner Tónico da mesma marca.
  • As peles oleosas também precisam de hidratação – Já perdi a conta às vezes que ouvi que por ter a pele oleosa não precisava de aplicar creme hidratante. Ninguém quer ter uma pele oleosa e desidratada, certo? Então nada de saltar o passo da hidratação. Sendo que a La Roche Posay é uma das minhas marcas preferidas. Consoante o vosso objetivo aqui ficam os cremes hidratantes que recomendo – Effaclar Mat e o Effaclar Duo.
  • Não descures na protecção solar – Sempre. Durante todo o ano. O ideal é que optes por um protector solar que ajude a controlar a oleosidade. Como por exemplo o La Roche Posay Anthelios Ultra Inovação SPF50+.

3) Deixa as borbulhas em paz

Eu sei que a tentação é grande mas andar a espremer as borbulhas não ajuda. Além disso, na grande maioria das vezes as nossas mãos/unhas estão sujas o que irá gerar ainda mais acne e/ou cicatrizes. E ninguém quer isso, verdade?

Aproveito também para vos recomendar um produto da The Body Shop que aparentemente é milagroso – o Tea Tree Oil. Já ouvi imensas pessoas com pele oleosa e acne a falar muito bem deste produto. Adiciona à tua rotina diária e depois partilha comigo a tua opinião.

4) Posso utilizar maquilhagem?

Claro que sim. Aliás, muitas pessoas com acne e pontos negros sentem-se melhor e mais confiantes maquilhadas. Apenas devem ter duas coisas em atenção. A maquilhagem não disfarça texturas e não vos aconselho a abusar no nível de cobertura dos produtos. Ou seja, para o dia-a-dia recomendo utilizarem bases de cobertura leve a média para não estarem a “entupir” os vossos poros. Assim sendo, o ideal é optar por bases mais fluídas, sem óleos e não comedogénicas.

5) Os primers ajudam?

Principalmente no caso dos poros dilatados existem alguns primers que gosto muito e que ajudam a dar um aspecto mais bonito à pele. Uma vez mais, os primers não são uma solução mas sim uma ajuda.

Aqui ficam os que gosto mais: Beauty Amplifier da Sephora e o The Porefessional da Benefit.

Espero que este artigo vos tenha sido útil. Gostavam que escrevesse a segunda parte deste artigo?

Para terminar aproveito para partilhar os últimos artigos que publiquei:

Um comentário em “5 dicas para evitar borbulhas e pontos negros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo