Protecção solar: Tudo o que deves saber

Protector solar

A protecção solar é importante durante todo o ano mas durante o Verão é absolutamente essencial. Assim sendo, vou explicar-vos tudo o que devem saber sobre protecção solar. Vamos a isso?

O que são os raios UVA e UVB?

A quantidade de produtos de protecção solar disponível é cada vez maior. Assim sendo, é muito importante saber ler os rótulos para conseguirmos fazer a escolha mais acertada.

Um dos conceitos que aparece frequentemente é protecção contra radiação UV. Mas afinal, o que significa isso? Os raios UVB afectam principalmente a camada superficial da pele. Assim sendo, estes raios são normalmente os causadores de escaldões, sardas, melasmas e hiperpigmentação. Ao mesmo tempo são também os raios que nos possibilitam ficarmos bronzeada. Já os raios UVA actuam a um nível mais profundo da pele e são, normalmente, os responsáveis pelo foto-envelhecimento e doenças como o cancro.

O ideal é que o teu protector solar tenha ambos os níveis de protecção. A maioria já tem mas alguns produtos ainda não.

O que significa SPF?

Literalmente SPF significa “Sun Protector Factor”. Ou seja, factor de protecção solar. Assim sendo, o SPF é um factor de multiplicação que nos permite saber quanto tempo de exposição solar protegida conseguimos ter. Por exemplo, assumindo que a nossa pele aguenta 10 minutos de exposição solar não protegida, ao multiplicar esse número pelo grau de protecção temos o tempo de exposição segura. (SPF 50 – 10×50=500min)

O recomendamos é utilizar um SPF pelo menos de 30, idealmente de 50. Menos do que isso não temos uma protecção considerada adequada.

Com que frequência devo reaplicar o protector solar?

Não existe uma resposta 100% correcta para esta pergunta. Por exemplo, embora alguns protectores solares sejam resistentes à água, eles não são à prova de água. Por isso, deveríamos reaplicar o protector solar sempre que vamos à água.

Para prevenir diria para reaplicarem o protector solar de 2 em 2 horas.

Posso utilizar o protector solar corporal na cara?

Não existe nenhuma regra que o proíba. Uma das grandes razões para haver um protector solar de corpo e outro de rosto é porque os primeiros tendem a ser mais espessos e a ficarem mais oleosos no rosto. No entanto, não existe nenhuma razão cientifica para que não o possam fazer. Ou vice-versa.

Os meus protectores solares preferidos

Para vos dar uma ajudinha deixo aqui alguns dos meus protectores solares preferidos.

Protector solar
Nivea versão pistola | Nivea em Spray| Garnier em creme

E vocês? Quais são os vossos protectores solares preferidos?

Para terminar, não te esqueças de ver os últimos artigos que publiquei.

2 comentários em “Protecção solar: Tudo o que deves saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo