Como ler os rótulos dos produtos de cosmética?

Seja qual for o tema, ler rótulos de produtos nem sempre é fácil. No caso dos rótulos de produtos de cosmética aparecem sempre alguns nomes mais científicos que nem sempre sabemos o significado. E é esse o mistério que vamos desvendar hoje.

Rotulos dos produtos de cosmética

Existem tantos produtos de cuidados de pele no mercado que nem sempre é fácil escolher aqueles que são mais indicados para o nosso tipo de pele. Termos como ácido salicílico, niacinamida e colagénio são recorrentes neste mundo. Mas afinal, o que significam estes conceitos? Posso mesmo colocar um ácido na minha pele?

Assim sendo, para que possam fazer as escolhas mais acertadas, vou falar um bocadinho sobre os ingredientes presentes em muitos dos rótulos dos produtos de cosmética.

Ácido Hialurónico

Este “ingrediente” está presente naturalmente na nossa pele e é responsável por preservar a hidratação e o fortalecimento da pele. Assim sendo, quando a presença do ácido hialurónico começa a diminuir na nossa pele, ela tem tendência para ficar mais seca e/ou desidratada. Caso este défice não seja colmatado, a nossa pele irá envelhecer mais rapidamente.

O famoso Sérum Vichy Mineral 89 (que eu utilizo) é um exemplo de um produto de cuidados de pele onde este ingrediente está presente.

Vitamina C

A Vitamina C é um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres. Ou seja, ajuda a impedir/abrandar o processo de envelhecimento da nossa pele (manchas e rugas).

Eu própria, a primeira vez que ouvi falar deste ingrediente associei logo a laranjas. Quem nunca? Assim sendo, a Vitamina C é especialmente recomendada para pessoas que queiram atenuar rugas, manchas de envelhecimento e deixar a pele mais luminosa.

O Sérum Pure Vitamin C10 da La Roche Posay é um bom exemplo.

Ácido Salicílico

O Ácido Salicílico é especialmente recomendado para pessoas com pele acneica. Uma vez que contem propriedades esfoliantes e tem uma acção anti-inflamatória. Assim sendo, este ácido ajuda a controlar a oleosidade da pele e a diminuir o aparecimento de borbulhas.

Um exemplo de um bom produto com este ingrediente é o Gel de Limpeza Vinopure da Caudalie.

Colagénio

Tenho quase a certeza absoluta que já ouviram falar deste ingrediente maravilhoso. O colagénio existe naturalmente na nossa pele mas com o avançar da idade a sua presença no nosso organismo vai diminuindo. Este ingrediente é responsável pela firmeza da nossa pele e de basicamente todos os tecidos do nosso corpo.

Assim sendo, é importante irmos introduzindo o colagénio na nossa rotina de cuidados de pele. Um bom exemplo é o Pure Actives Colagénio Anti-Rugas da Collistar.

Atenção que o colagénio é também muitas vezes comercializado como suplemento (compridos ou pó).

Retinol

À semelhança da Vitamina C, o retinol é também um antioxidante (Vitamina A) que ajuda a retardar os sinais de envelhecimento e protege a nossa pele da poluição e do stress. Este ingrediente pode ainda ser utilizado no tratamento de acne uma vez que tem também uma função regeneradora.

O Redermic Retinol Creme Corretor Antirrugas da La Roche Posay é um bom exemplo.

Niacinamida

A niacinamida é uma forma da Vitamina B3 que ajuda a controlar a rosácea, acne, hiper-pigmentação e rugas. Além disso, é um ingrediente muito bom em termos de hidratação.

Um bom exemplo que eu gosto muito é o Toleriane Sensitive Fluido Hidratante da La Roche Posay.

Estes são alguns dos ingredientes que mais vezes aparecem nos rótulos dos produtos de cosmética. Gostavam que falasse de outros? Quais?

Para terminar, aproveita para ler os últimos artigos sobre cuidados de pele:

2 comentários em “Como ler os rótulos dos produtos de cosmética?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo