Porque é que a base começa a craquelar?

Certamente que já te aconteceu (ou já viste alguém) aplicar base e esta começar a craquelar. Ou seja, todas as imperfeições ficaram à mostra ou o produto não assentou bem. Em alguns casos, parece até que a pele “comeu” a base. Verdade?! Mas afinal, porque é que isso acontece? Vamos descobrir neste artigo.

base craquelar

O que se passa com a minha pele?

Na realidade não existe apenas uma resposta para esta pergunta. Existem muitas diferentes e que podem ser cumulativas. Aqui ficam algumas das hipóteses:

  • Não estás a cuidar correctamente da tua pele. A tua pele pode estar desidratada, desnutrida ou ambas. Regra geral, uma pele desidratada é uma pele que tem carência de determinada coisa. Por exemplo, água. Assim sendo, como está com uma ou mais carências, acaba por “comer” tudo aquilo que lhe damos. Se aquilo que lhe damos é apenas base é disso que ela se vai alimentar. Podes ler mais sobre este tema aqui. Além disso, é muito importante ter uma boa rotina de cuidados de pele. A maquilhagem por si só não faz milagres. Aliás, muito pelo contrário. Podes ler mais sobre este tema aqui.
  • Estás a aplicar mal a base ou escolheste mal a base. Dependendo do tipo e estado da pele, existem determinadas técnicas que são mais ou menos correctas para aplicar a base. Por exemplo, podes estar a aplicar uma base que não é indicada para o teu tipo de pele ou podes estar a colocar demasiado produto. E, por isso, a base começa a craquelar.
  • Utilizaste muito pó. Embora o pó (compacto ou solto) seja excelente para selar a maquilhagem, a sua utilização em excesso pode levar a que a maquilhagem craquele. Principalmente se tens pele de normal a seca não precisas de utilizar muito pó. Apenas em alguns locais estratégicos.

Já te aconteceu a tua base começar a desaparecer ou a quebrar em determinadas zonas? Já conhecias estas dicas? Este é um dos vários pontos que abordo nos meus workshops.

Para terminar não te esqueças de ler os últimos artigos que publiquei:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo